sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Castelões/Castelãos



Castelões é uma pequena aldeia da freguesia de Calvão, no concelho de Chaves, cujo topónimo lhe advém do Castelo, designação dada a um lugar da povoação.
Também foi aldeia castreja; bem perto situa-se o que o povo designa por Outeiro dos Mouros, à volta do qual ainda permanecem arruinados dois panos de muralha.

Diz Alexandre Herculano que os tenentes ou governantes dos castros espalhados avulsamente pelo país eram denominados por castelões ou castelãos.*

Próximo desta aldeia passava uma importante via militar romana. Tem uma igreja barroca, muito bem conservada. No centro da aldeia eleva-se um cruzeiro de 1879, obra artística que apresenta Cristo Crucificado numa face e a Senhora da Piedade na face oposta. Possui ainda um forno do povo, memória da vida comunitária nesta região.

A escola do primeiro ciclo está fechada por ordem governamental. Possui também o seu Centro Cultural e Desportivo para ocupação e lazer dos residentes.

Perto da aldeia situa-se o santuário da Senhora das Necessidades e do Engaranho, também de muita devoção popular. A sua festa realiza-se a cada primeiro domingo de Setembro. É advogada das doenças das pernas. Para a cura, o ritual consta da lavagem do doente na piscina natural da rocha, largar a roupa que trazia vestida, vestir outra e regressar por outro caminho.

* História de Portugal, tomo VII, Livro VIII, Pág.190


Sem comentários: