quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cruz da Senhora


Hoje deixo-vos um vídeo recentemente feito mesmo em cima do penedo que tem cravada a cruz luminosa no parque da Senhora das Necessidades.

O incêndio que no passado ano por esta altura devastou tudo que era vegetação na serra, também por ali deixou as marcas da sua passagem, derretendo os cabos de alimentação eléctrica bem como o próprio néon que dava visibilidade nocturna à cruz, ficando as aldeias do Brunheiro desde então, sem o ponto de referência que lhes assinalava o Santuário da Nossa Senhora das Necessidades e do Engaranho em Castelões.

Mesmo sem sinal luminoso a capelinha da Senhora continua lá e por se tratar do primeiro Domingo do mês de Setembro, é para lá que no próximo fim-de-semana muitos fiéis, devotos e romeiros das mais diversas procedências acorrem, juntando-se aos da terra em momentos de recolhimento e diversão.

O dia da festa está a chegar. Se para uns é um dia mais no ritual dos anos, para outros, a é ocasião para junto dos familiares, amigos e na terra que os viu nascer, matarem as saudades.

Saudades vou ter eu, de no sábado não ver as mulheres da terra nas pedras do forno do povo, com as suas roupas cor de luto, matizadas de branco da farinha que saltava dos alguidares de barro preto, atarefadas na confecção dos  Roscões, que nos haviam de chegar à mesa tão saborosos quanto belos, tostadinhos por fora e marelinhos por dentro!!! Feitos com ovos das pitas lá de casa... Claro!




Estejam aonde estiverem, desejo-vos um Bom dia de Festa.






Sem comentários: