terça-feira, 18 de setembro de 2012

Descobertas


Já aqui falamos sobre uma descoberta arqueológica no alto dos Forninhos. Hoje vamos falar sobre uma segunda descoberta.


Depois de recolhida e colocada na eira do forno a primeira pedra descoberta, sempre ficou na ideia do Armindo uma outra pedra que tinha avistado a poucos metros do mesmo locar.



E foi em nova ida aos Forninhos para levantar a pedra, que verificou ter razão quanto ao seu pressentimento, pois tratava-se de um segundo achado em todo parecido com o anterior.




Também ela foi recolhida e colocada junto da primeira, na eira do forno.


Depois de lavada e pela sua melhor conservação, logo saltaram à vista as diferenças entre ambas, que embora semelhantes na forma e tamanho,  tem nos temas gravados algumas diferenças, aparecendo neste exemplar uma lança, uma espada, uma figura de pessoa e outras que podem observar nas fotografias.


Falta mobilizar na terra, algumas pessoas  com capacidades e vontades demonstradas, para arrancarem com o projeto do desejado museu na escola, local perfeito para reunir todo o material, arqueológico e etnográfico existente.


Pelo interesse dos achados, que podem levar o nome de Castelões para os compêndios da arqueologia nacional, naturalmente que voltaremos ao assunto mais vezes.


1 comentário:

Anónimo disse...

Ola Afonso.

Este bichinho do blogue ainda meche contigo.

Parabens pelo trabalho. Quem me dera estar por ai, ja que o outeiro do facho seria o proximo a ser explorado com os achados a serem depositados no novo museu