terça-feira, 11 de setembro de 2012

Serra e mar


O Agosto é por excelência o mês das férias e para muitos falar de férias é falar de praia.

Em Castelões as pessoas pensam exatamente como as outras,   gostando da mudança de ares em Agosto.

Foi com esse propósito que se organizou na aldeia uma ida à praia, não que o sol seja escasso por lá, mas para se possibilitar aos habitantes da terra e aos emigrantes que por lá andam nesta altura, a oportunidade de passar um dia diferente em diferentes locais de diferentes paisagens.

A jornada começou pelo lusco-fusco matinal e com a carreira contratada para o efeito, lotada dos seus cinquenta lugares e mais  houve-se, iniciando-se a viagem com destino a Vila Praia de Âncora, no Minho.

A deslocação pareceu rápida, não só pelo trajeto ter sido feito pelas modernas autoestradas que ligam Chaves a qualquer parte do pais ou da Europa, mas também porque a animação a bordo foi constante, levando a que se chegasse ao destino quase sem se dar por conta.

Do programa constava uma boa manhã de praia até cerca das quinze horas, que assim foi.
Depois de desfrutado o prazer da praia, da água, da vila, do momento e da companhia dos amigos e familiares que se juntaram à excursão, chegava a hora da viagem de regresso, que contava com uma paragem na Penha, em Guimarães, para alimentar o corpo, que a hora já ia adiantada.

À chegada, foi retirado da bagageira do autocarro o fartado farnel, que em partilha foi posto à disposição, para delicia de todos os excursionistas e não só, pois houve quem por ali andasse e à boa maneira transmontana fosse convidado para uma tirar uma bucha.

Depois da merenda e antes da partida, houve tempo para passear pelos bosques na descoberta dos muitos cantos e recantos e das singularidades que o local proporciona.

Diz quem foi, que foi um dia daqueles...

As fotos que documentam alguns dos melhores momentos, foram gentilmente cedidas pela Sílvia da Fonte.

























Sem comentários: